Experimentos Coreográficos: relato sobre o estágio em dança no espaço não formal
Palavras-chave:
Palavras – chaves, composição coreográfica, docência em dança, educação.Resumo
Resumo: O presente texto caracteriza-se por ser um relato de experiência da prática realizada no Estágio em Dança II, do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. A proposta teve duração de três meses e centrou-se em “Experimentos coreográficos”, a partir da perspectiva colaborativa, em que os participantes eram intérpretes criadores. Em onze encontros foram abordados diversos conteúdos relacionados com criação coreográfica entre eles, a criação de figurinos, a composição coreográfica, a escolha do tema, edição da trilha sonora, experimentação cênica. Durante o estágio pude perceber que é possível criar e desdobrar as atividades, envolvendo os alunos colaborativamente em diferentes funções, fazendo com que eles sejam parte do processo, assim, demonstrando a sua importância no lugar de criação/experimentação.
Referências
CORRÊA, Josiane F. e HOFFMANN, Carmen A. A composição coreográfica nos processos de ensino e aprendizagem em dança. Informe C3. V.05. 2014. p. 102-116.
LOBO, Lenora e NAVAS, Cássia. Arte da Composição: Teatro do Movimento: Improvisação e pesquisa: levantamento de materiais e ideias de movimento. Brasília: LGE Editora, 2008. P. 119-125.