Universo da dança: relato de uma experiência vivida
Palavras-chave:
Palavras-chaves, Dança, brincadeiras e jogos, Anos Iniciais.Resumo
Resumo: Este trabalho busca dar visibilidade para a prática docente desenvolvida com os alunos do primeiro ano de uma escola pública do município de Pelotas-RS, no ano de 2017, a partir do projeto de ensino “Dançar através de brincadeiras e jogos”. Como fontes basilares a fundamentar a discussão sobre dança, educação e escola destacam-se: Barbosa (1978), Marques (2012) e Cardozo e Vieira (2007). A proposta, inspirada no calendário escolar, valeu-se das vivências dos alunos, abordando a dança pelos elementos do imaginário infantil, ampliando o repertório artístico das crianças. Neste sentido, foi possível compreender que os processos de ensino e aprendizagem puderam oferecer resultados, tais quais adentravam a ampliação da imaginação, criatividade e exploração das capacidades corporais dos alunos, antes mesmo do término do período de estágio. Tal prática propiciou um vínculo amplo na relação professor/aluno, compreendendo que o ensino da dança pode ser uma via de mão dupla, onde os alunos experimentaram novas possibilidades, enquanto o estagiário reconheceu a importância de seu papel enquanto arte-educador.
Referências
BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.
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CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia: UEJ: Rio de Janeiro, ano 7, n.01, 1°Semestre de 2007.
MARQUES, I. A. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2012. p. 15-70.
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