Intervenção urbana: uma prática artística a ser pensada no ensino de artes visuais

Autores

  • Vanessa Cristina Dias UFPel

Palavras-chave:

Palavras-chave, intervenção urbana, educação sensível, artes visuais.

Resumo

Resumo: A partir de uma intervenção urbana que dialoga com uma arquitetura possível, o presente texto problematiza questões acerca da linguagem artística e da possível promoção de sentido à que a atividade se propõe, no que tange ao ensino das Artes Visuais nas escolas. Conta com o apoio de teóricos da educação e da arte, que versam sobre as potencialidades desta linguagem como Martins (1998) e Maturana (2005), dentre outros. A partir desta experiência conclui que a importância da busca por reflexões profundas através de ações como sentir, perceber, discernir e interpretar poderão contribuir para a modificação da visão e do contato com o mundo, tanto na formação dos estudantes como na de futuros professores de Artes Visuais.

Referências

ALMEIDA, Anderson. In: CAMPBELL, Brígida; TERÇA-NADA, Marcelo. Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos – ações poéticas do Poro. ISBN: 978-85-98600-14-7. Nº páginas:192, 15 x 21 cm, Miolo em papel Pólen 90g, Capa dupla em papel Supremo 250g, janeiro/2011.

ALVES, Rubem. A educação dos sentidos e mais... Campinas, SP. Ed.: Verus, 2005.

BAY, Dora Maria Dutra. Arte & Sociedade: Pinceladas num tema insólito. Cadernos de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas, FLOPIS, n.78, p. 1-18, 2006.

INTERVENÇÃO URBANA. Site. Disponível em: <http://www.intervencaourbana.org/> Acesso em: 30.ago.2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 37ª ed. São Paulo, SP. Editora Paz e Terra S/A, 2008.

FUSARI, Maria F.; FERRAZ, Maria Heloísa. Metodologia do Ensino da Arte, fundamentos e preposições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha T. Didática do ensino da arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo, SP. FTD, 1998.

MATURANA, Humberto. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte, MG. Editora UFMG, 2001.

MAZZAMATI, Suca M. Ensino de desenho nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões e propostas metodológicas. São Paulo: Edições SM, 2012.

MEIRA, Marly Ribeiro. Educação estética, arte e cultura do cotidiano. In: Analice Dutra Pillar. Educação do Olhar no Ensino das Artes. 3ª ed. Porto Alegre, RS. Editora Meditação, 2003.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Dias, V. C. (2018). Intervenção urbana: uma prática artística a ser pensada no ensino de artes visuais. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.332–342. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/548

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.