Arte é vida! Múltiplas linguagens da arte no PLUG-Programa Lazer Unindo Gerações de Ivoti
Palavras-chave:
Arte, o social, cultura.Resumo
A educação não-formal presente no programa social do PLUG concebe arte como um caminho para aprender a ser si mesmo, ao conhecimento do outro e do mundo, num exercício de cidadania. Sem a rigidez curricular a arte neste contexto assume vários papéis, motivando para a ação criativa comprometida com o social, potencializando sujeitos para além dos limites muitas vezes impostos pela discriminação. A partir do conceito de ampliado de lazer temos a clareza de que as atividades comuns para várias idades e gênero, permitem a integração de diferentes gerações, a construção de um mundo melhor pautado em valores humanos na perspectiva do combate a desigualdade, na inclusão, na mudança de vida. Nos relatos feitos por crianças e suas famílias, jovens, adultos e terceira idade evidencia-se o quanto o PLUG tem sido um diferencial na vida de cada um, colaborando para a saúde física, emocional e espiritual, para o fazer e viver cultura. O Educador Social, mais que um animador cultural, exerce um papel ativo, propositivo e interativo com qualidade, desafiando os participantes para a descoberta das várias linguagens com base em metodologias de trabalho teórico- práticas. Carecemos de pesquisas na área educação não-formal no que diz respeito a arte, sentimos a necessidade de buscar mais conhecimentos e um maior espaço de valorização e convencimento, pois acreditamos que os espaços de arte são fundamentais na contemporaneidade.Downloads
Como Citar
Schneck, A. C. B., Weber, G., & Lesama, L. F. (2014). Arte é vida! Múltiplas linguagens da arte no PLUG-Programa Lazer Unindo Gerações de Ivoti. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 414–420. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/224
Edição
Seção
Eixo Temático 5 - O papel do ensino da arte nos projetos sociais (Relato de Experiência)