Reflexio – Reflexo e Reflexão – Uma Abordagem do retrato, uma imagem para pensar o mundo – Um resgate do olhar na Eja

Autores

  • Neusa Loreni Vinhas Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Arte, mediação, arte contemporânea.

Resumo

Nosso relato se faz num percurso de mediação numa escola estadual na cidade de Candelária, interior do RS, com uma turma do ensino médio, EJA noturno. Nosso objetivo era  oportunizar  experiências  de  fruição  e  compreensão  estética inserindo os alunos na arte  contemporânea, tendo em vista a discussão sobre a identidade e a construção de auto-retratos percebidos como registro de impressões para a compreensão do mundo. Como ensinar artes para alunos trabalhadores sem repertório construído? Como significar a arte? Como representar-se como autor? Como trabalhar com a sensibilidade? Como construímos nossa imagem? Quais os recursos e estratégias alguns artista se utilizam para representar-se? Como podemos apreciar algo que não conhecemos?

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

Vinhas, N. L. (2012). Reflexio – Reflexo e Reflexão – Uma Abordagem do retrato, uma imagem para pensar o mundo – Um resgate do olhar na Eja. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 167–172. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/68

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Mediações no Ensino de Artes

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.