A performance como prática pedagógica, intervenção artística e projeto social

Autores

  • Davi Giordano Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Palavras-chave:

Arte-educação, pedagogia, performance.

Resumo

A presente comunicação propõe uma reflexão sobre a possibilidade de pensar a arte da performance como um dispositivo capaz de relacionar simultaneamente a pedagogia, o trabalho artístico e a dimensão social. A partir das proposições teóricas de Pablo Helguera (2001), em seu livro Education for socially engaged Art, o nosso objetivo é investigar a prática performativa como um canal potencializador dentro do contexto da arte educação nas instituições de ensino não formais com jovens nas regiões do interior do Rio de Janeiro. Para isso, a análise desdobra uma reflexão a partir das ações e experimentações artísticas, estéticas e sociais do Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação Performáticos e Cênicos que realizo com meus alunos na Fundação Cultural de Casimiro de Abreu.

Downloads

Como Citar

Giordano, D. (2014). A performance como prática pedagógica, intervenção artística e projeto social. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 396–402. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/221

Edição

Seção

Eixo Temático 5 - O papel do ensino da arte nos projetos sociais (Pesquisa em Andamento)