Minha, tua, nossa cadeira: desdobramentos do objeto
Palavras-chave:
Arte contemporânea, leitura de imagem, instalação.Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência em Artes Visuais realizada com os segundos semestres dos cursos técnicos integrados de Agropecuária e Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense do Campus Bagé, buscando aproximar a arte da vida. Nesse sentido, o trabalho teve como foco o uso de um objeto do cotidiano da sala de aula e como ponto de partida a leitura de imagem e a produção de sentido. O objetivo era propor situações e questionamentos para romper com a ideia tradicional de arte. A proposta partiu da leitura e interpretação da obra “Jardim de Infância”, instalação artística de Lia Menna Barreto e da produção coletiva de textos. Foram discutidos e problematizados os conceitos de apropriação, instalação, arte como conceito e ressignificação em arte contemporânea. O desenho de observação mostrou o olhar individual sobre a cadeira, objeto de uso cotidiano da sala de aula e os diferentes pontos de vista, possibilitando um olhar mais atento e sensível para as coisas simples do dia-a-dia. A cadeira serviu como tema para a produção de uma instalação artística coletiva, unindo desenho, objeto, texto e música, com o conceito de subverter a função do objeto. A opção por um trabalho final coletivo buscou ampliar as relações entre os colegas. Nesse contato com a produção artística contemporânea, somado ao fazer coletivo em sala de aula todos se tornaram agentes do processo, passando a compreender a arte como produto da relação do homem com o mundo.Downloads
Como Citar
Quadros, A. L. P. F. de. (2014). Minha, tua, nossa cadeira: desdobramentos do objeto. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 293–298. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/203
Edição
Seção
Eixo Temático 3 - O professor pesquisador na educação básica (Pesquisa Concluída)