ENSINO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES

UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DAW PARA DISPOSITIVOS SMARTPHONE

Autores

  • Bruno Da Silva Borges UFRGS

Palavras-chave:

Ensino de composição musical, Daw para smartphones, Pesquisa-ação

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa de Mestrado em andamento, ainda em fase inicial, que tem como objetivo geral investigar possibilidades e estratégias de ensino da composição musical com os aplicativos de DAW para celular. Os objetivos específicos incluem averiguar processos de utilização de celulares smartphone em produções musicais, descrever aplicativos de gravação e edição de som com instrumentos virtuais para o celular, elaborar propostas metodológicas de ensino e realizá-las com um grupo de participantes, explorar e analisar processos metodológicos sobre a utilização de aplicativos para celulares smartphone na produção musical. A metodologia desenvolvida para este trabalho será a pesquisa-ação. Serão desenvolvidas propostas metodológicas de composição musical com o smartphone, que serão trabalhadas com participantes e discutidas em entrevistas semiestruturadas. Os resultados serão analisados em relação às possibilidades de criar e ensinar música com o smartphone, posto que a maioria desses dispositivos possui capacidades técnicas que podem viabilizar sua utilização em aula.

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Da Silva Borges, B. (2023). ENSINO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DAW PARA DISPOSITIVOS SMARTPHONE. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–15. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1295

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