O curta metragem documental na sala de aula

Autores

  • Rachel Munhoz
  • Daiane Nunes
  • Pamela Bittencourt

Palavras-chave:

Audiovisual, educação, juventude.

Resumo

O presente relato objetiva refletir sobre as experiências sociais que ocorreram durante a produção de curta metragem documental, realizada no projeto social de nome Instituto Querô, com jovens entre 14 e 17 anos, de áreas marginalizadas da cidade de Santos, litoral de São Paulo. Sendo a produção audiovisual uma janela para diferentes temas sociais e culturais, ela torna-se uma ferramenta poderosa, que trabalha na mesma linguagem da juventude e que pode ser uma verdadeira aliada para a prática docente em centros formais e não formais de educação. Há muitas barreiras a serem enfrentadas no caminho, mas autores como Martin-Barbero, por exemplo, já chamam a atenção sobre a grande oportunidade que a tecnologia pode propor para a educação e, ignorar tais sinais, pode significar um afastamento da escola formal das práticas cotidianas de jovens que se identificam cada vez menos com um sistema de ensino que não fala no seu idioma. 

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Publicado

2016-10-06

Como Citar

Munhoz, R., Nunes, D., & Bittencourt, P. (2016). O curta metragem documental na sala de aula. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 170 – 174. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/376

Edição

Seção

Mesa Temática 5 - Tecnologias na sala e no espetáculo (Relato de Experiência)

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