A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA FUNDARTE: UMA PROPOSTA DE TESE DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Palavras-chave:

Epistemologia da Educação Musical, Complexidade, Pensamento Complexo.

Resumo

O texto apresenta um recorte do Projeto de Tese de Doutorado, desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, intitulado: “Educação Musical na FUNDARTE: Percurso, Ideias e Possibilidades”, norteado pelo seguinte questionamento: Como a Epistemologia da Educação Musical, na Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, pode ser proposta? Nesse sentido, o seu objetivo incide em propor uma Epistemologia da Educação Musical, ao contexto da FUNDARTE. Para tanto, o seu desenvolvimento se respalda por vias do Campo da Complexidade (MORIN, 2011; 2015b). Contudo, ao se apresentar o contexto que circunscreve a emergência da investigação, são relacionados os capítulos que compõem o Projeto de Tese de Doutoramento, ao que corrobora à proposição sobre o Conhecimento do Conhecimento (Epistemologia) da Educação Musical, para a FUNDARTE.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto à Linha de Pesquisa Educação e Artes e ao Grupo de Pesquisa FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Bolsista PROSUC/CAPES – Modalidade II, atuando junto à Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação e ao Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem. Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação e da Educação Musical; é Professor Adjunto – Área de Música, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE e membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.

Referências

HUMMES, Júlia Maria (Org.). Programas do Curso Básico da Fundarte: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro – (2019-2022). Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2019. Disponível em: <http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/755/pdf>. Acesso em: 20 de set. 2021.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 19. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015a.

MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015b.

MORIN, Edgar. O método 4: as ideias: habitat, vida, costumes, organização. 6. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Almeida, B. F. da C. (2021). A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA FUNDARTE: UMA PROPOSTA DE TESE DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1016. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1016

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PROJETO DE PESQUISA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.