UM RELATO A PARTIR DA CRIAÇÃO ALONE: TRANSGENERIDADE, MÚSICA E POESIA NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA
Palavras-chave:
Dança, Processo de Criação, Improvisação.Resumo
Este relato de experiência explora os processos de criação em dança vivenciados na disciplina de Estudos dos Processos Criativos em Dança I do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. As experimentações aconteceram de modo remoto, devido a pandemia de covid-19. Desse modo, as investigações centraram-se em questões da improvisação e criação em dança a partir da poesia, da música, da transgeneridade, traduzidas no processo de criação chamado “Alone”. Esta criação tem como objetivo a representação dos diferentes processos vividos pelo bailarino em relação a transgeneridade unido aos conteúdos estudados. Considera-se que a criação acontece de modo íntimo para o bailarino, tendo em vista essa pessoalidade presente em toda a criação. Por fim, esse trabalho permitiu refletir sobre a união do “artista” ao seu “projeto artístico” visibilizando o quanto ambos de complementam nas etapas de criação em dança.
Referências
DINIZ, Margareth; MARRA, Fabiane Barbosa. Os reflexos do esquecimento social brasileiro no processo de invisibilidade de transexuais vítimas de violência doméstica e familiar. Revista Justiça e Sistema Criminal, v. 10, n. 18, p. 139-162, jan./jun. 2018.
BENEVIDES, Bruna G.; NOGUEIRA Sayonara Naider Bonfim. Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2021.
SALLES, Cecilia Almeida. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
GALEANO, Eduardo. Amares. Porto Alegre: L&PM, 2019.