Documentando identidades: o cinema como espaço de criação e reflexão no ensino da arte

Autores

  • Taís Ritter Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Documentário, videoarte, funk.

Resumo

O presente texto apresenta o projeto de ensino desenvolvido junto a duas turmas de 7ª série da E.E.E.F. Rio de Janeiro, durante o estágio curricular no ano de 2013. Ao longo da realização do estágio foram utilizadas diversas ferramentas tecnológicas com a finalidade de produzir documentários sobre funk: câmeras de celular, câmeras filmadoras, programas de edição de vídeo, a ferramenta pbwork, além de sites de pesquisa na internet. No decorrer dessa experiência foram enfatizados conceitos como “marginalização cultural”, para instigar novos olhares sobre o tema, e com isso, foram apresentados trabalhos de diversos artistas que se articulam a essa abordagem. Buscou-se apontar as contaminações existentes entre documentário e videoarte, destacando tanto produções de documentaristas, quanto de artistas.

Downloads

Como Citar

Dias, T. R. (2014). Documentando identidades: o cinema como espaço de criação e reflexão no ensino da arte. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 514–517. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/239

Edição

Seção

Eixo Temático 7 - Tecnologias e novos conhecimentos (Relato de Experiência)