Leitura literária: uma ponte para estabelecer relações interpessoais entre jovens leitores
Palavras-chave:
Leitura literária, índices de leitura, “A Arte de Ler”.Resumo
Esta pesquisa, em fase inicial, faz parte do projeto “A Arte de Ler: Ações Interdisciplinares para a Promoção da Leitura”, um conjunto de ações pedagógico-artísticas interdisciplinares para a promoção da leitura na cidade de Montenegro. Foi contemplado no edital de extensão – Probex/Uergs – 2015, participando das ações do Grupo de Pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” da Uergs (CNPq). A motivação para a realização desta pesquisa vincula-se à leitura literária cotidiana que, como estudante da graduação em música, tenho desenvolvido durante o transcorrer de minhas atividades acadêmicas. Partindo da inquietação sobre a importância da leitura, sugiram os seguintes questionamentos: De onde se origina o gosto pela leitura em jovens estudantes? O que os estudantes preferem ler quando convidados a escolher seus temas de leitura literária? Por que estudantes tendem a apontar preferências para certos temas da leitura de obras literárias? O que atrai os estudantes em relação à leitura literária? Como se dá a interação social coletiva e particular desses leitores, tendo em vista as suas preferências literárias? Quais os índices e a frequência de leitura desses jovens? Portanto, esta pesquisa objetiva investigar as origens do gosto musical em jovens estudantes. Como metodologia para esta pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, sendo a técnica para a coleta dos dados a realização de entrevistas com estudantes do Ensino Médio. Entende-se que este estudo poderá contribuir com as áreas da educação e educação musical e, principalmente, para a formação inicial como estudantes não só na licenciatura em música, mas de outras áreas do conhecimento.