Educação musical e educação especial: um estudo sobre a atuação de professores de música com deficiência visual
Palavras-chave:
Educação musical, educação especial, professores de música com deficiência visual.Resumo
Esta pesquisa, em fase inicial, originou-se das reflexões dos grupos de pesquisa “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços”, bem como “Arte, Criação, Interdisciplinaridade e Educação” da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Considerando o crescente número de ingresso de pessoas com deficiência visual nos cursos de licenciatura em música, percebemos as dificuldades que as mesmas encontram, tanto em sua formação, quanto e principalmente na sua atuação no mercado de trabalho. Nesse sentido, a presente pesquisa parte dos seguintes questionamentos: Existem professores com deficiência visual com habilitação em música atuando na educação musical? Caso existam, quais são os ambientes em que os mesmos estão ocupando? Como se dá a inserção de professores de música com deficiência visual em escolas regulares? Qual a formação que estes profissionais tiveram em sua graduação? A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa inclui a abordagem qualitativa, o estudo de caso como método e a realização de entrevistas como técnica para a coleta dos dados. A análise dos dados será realizada a partir do uso da análise de conteúdo. Preliminarmente, já foi possível constatar que existe um número relativamente escasso de professores com deficiência visual atuando na educação musical. Até o momento foram encontrados três professores atuando em Porto Alegre/RS. Sendo assim, espera-se que a pesquisa possa contribuir com a educação musical, em se tratando de metodologias de ensino.