Escola viva - arte em mosaico
Palavras-chave:
Palavras-chave, Reciclagem, autoestima, arteResumo
Resumo: Este trabalho relata a experiência realizada numa escola pública municipal, com o intuito de despertar no aluno um carinho maior pela escola, a estética, relacionando o cuidado com meio ambiente. Iniciou-se o trabalho com algumas dificuldades, mas, no decorrer do processo o grupo foi percebendo resultados e se engajando no projeto que foi necessário a ampliação dos trabalhos murais, durou aproximadamente dois anos até a conclusão. Outros espaços iam sendo desenhados e trabalhados, além de outros professores de outras disciplinas irem se agregando e contribuindo para o enriquecimento deste, em função do prazer revelado pelos alunos na execução do trabalho. O resultado foi uma escola mais atraente, agradável, colorida, isto é, uma Escola Viva. Professores, funcionários e comunidade satisfeitos. Percebemos alunos, pais, governo municipal e comunidade como um todo, apaixonados pelo processo e realizados com o resultado do projeto, sendo que foram concluídos oito painéis e alguns pilares expostos nas paredes da escola, juntamente com outras atividades desenvolvidas como resultado de trabalho a partir da criação e execução dos mosaicos. A alunos com autoestima bem mais elevada. O envolvimento de todos favoreceu a construção de um espaço escolar que se tornou um lugar bom de viver.
Referências
ARROYO, Miguel. Da escola carente a escola possível. São Paulo: Loyola, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006, 120p. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 24).
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. (Org.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 4. Ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2001, 166p. (Guia da Escola Cidadã, v. 1).
MACHADO, João Luís Almeida. Escola é lugar de gente. Disponível < http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1600