Desvendando “Caminhos” Pesquisa do fazer teatral, do personagem caricato da contação de histórias ao personagem de cena.
Palavras-chave:
Palavras-chave, Ator. Personagem. Contação. Roteiro. Cena.Resumo
Resumo: Este trabalho dedica-se a pesquisa do fazer teatral, trabalho do ator, da dramaturgia e as características que envolvem esse formato em que plateia, enredo e personagem se fundem para reflexão de um tema de relevância social: agressão a mulheres e moradoras de rua. Aqui se tem a pretensão de, através da participação, instigar o espectador a uma reflexão sobre sua real interferência ou não nesse problema. Parte-se das questões básicas de o quê, por que, quando, onde e pra quê para se chegar ao momento da atuação. No desenrolar do trabalho percebemos uma nova visão do fazer teatral a qual se está aprofundando.
Referências
VAYER, Pierre & TOULOUSE, Pierre. Linguagem Corporal. Porto Alegre, Editora Artes Médicas, 1982, 1ª edição.
BRIKMAN, Lola. A Linguagem do Movimento Corporal. São Paulo, Summus Editorial, 1989, 1ª edição.
GAMA, Joaquim Cesar Moreira. A abordagem estética e pedagógica do teatro de figuras alegóricas: Chamas na Penugem. Tese de doutoradoapresentada à Escola de Comunicação e Artes, da Universidade São Paulo –ECA/USP. Orientação Profa. Dra. Ingrid DormienKoudela. São Paulo:ECA/USP, 2010.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec, 2006
PUPO, Maria Lúcia. “Sinais de teatro-escola”, Humanidades, Edição Especial Teatro Pós-Dramático, Editora UNB, No 52, Nov. 2006, pp 109-115.