RELATO DE EXPERIÊNCIA- PROJETOS SOCIOCULTURAIS: CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXPERIENCIANDO O BALLET CLÁSSICO NA COMUNIDADE
Palavras-chave:
Dança, música, educação social, cidadaniaResumo
RESUMO: Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre projeto sociocultural desenvolvido na Estação Cidadania Cultura, equipamento público de arte, cultura e esporte integrados na cidade de Novo Hamburgo/RS. Pensando no contexto das crianças e adolescentes com o intuito de proporcionar à eles novas possibilidades para o exercício da cidadania, surgiu a necessidade de organizar o espaço através de oficinas, com a intenção de promover a socialização, a coletividade, o respeito às diferenças e a integração, ocupando o espaço como ferramenta potente e promotora de autonomia e protagonismo das pessoas que constituíram aquela nova comunidade. O projeto Bailarinando na Estação para as crianças e adolescentes, tem a intenção de despertar o desejo pela cultura através da dança, proporcionando aos envolvidos momentos e experiências para ressignificações e descobertas, de si mesmo e sua vida, elevando a autoestima, reconhecendo-se cidadão de direitos, com especificidades, singularidades e talentos e especialmente propondo outros caminhos.
Referências
COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
FUX, Maria. Dança Experiência de Vida. São Paulo: Summus, 1983
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de babel. Tradução Cyntia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 14.ed., Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1983
_________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários para a prática educativa, 7.ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002
HALL, S. Raça, cultura e comunicações: olhando para trás e para frente dos Estudos Culturais. Trad. Helen Hughes. Rev.Téc.: Yara Aun Khoury. Universidadfe de Massachussets, EUA: Amherst, 1989