CORPOS CÊNICOS GORDOS EM UMA SOCIEDADE EXCLUDENTE
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.675Palavras-chave:
Corpos cênicos, Artes cênicas, Composição corporal.Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre os corpos cênicos gordos e como a sociedade artística gera estereótipos sobre eles. Os corpos cênicos padrões são exigidos por toda essa sociedade que ainda preza por esses corpos. Penetrar nessa bolha de padrões estéticos tem sido o foco de muitos grupos e coletivos de atores e atrizes. Coloco minhas percepções como estudante de licenciatura em teatro e problematizo com algumas citações de Henri Bergson e Michel Foucault sobre o lugar que esse corpo cênico ocupa nessa sociedade que tem outros perfis de composição corporal.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e Memória: Ensaio sobre a relação do corpo ao espírito. Brasil: Martins Fontes, 2006.
ROCHA, Taynara. LIMA, Fátima. ARNULF, Stepahn. Ressignificando as banhas: Reflexões sobre o corpo gordo a partir da experiência cênica em SOB Medida. Brasil: UDESC, 2018.
Revista Galileu online, postado em 03/05/2017. Disponível em:
Brasil Acadêmico on line, postado em 02/08/2015. Disponível em: http://blog.brasilacademico.com/2015/08/personagens-gordos-de-desenho-fazem.html
Portal do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Mauá, postado em 08/06/2018. Disponível em: https://jornalismo.baraodemaua.br/enc-texto-germano-textosbaraobol-com-br-hoje-2034-voce-de-textosbaraobol-com-br-enviada-2018-06-07-211029-para-isgermanoneveshotmail-com-assunto-re-texto-germano-grupo-fala-sobr/
FOUCALT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. Brasil: Brochura, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.