Testes de habilidades específicas: um estudo sobre sua aplicação nos cursos de licenciatura em música
Palavras-chave:
Educação musical, testes de habilidades específicas, licenciatura em música.Resumo
Este projeto de pesquisa, em fase inicial, versa sobre os testes de habilidade específica nos cursos superiores de música. A proposta nasceu a partir da minha realidade vivida na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, cujos testes foram extintos após a adesão ao SISU, na qual encontrei dificuldades no processo de ensino/aprendizagem devido à inserção de uma nova realidade de estudantes, cujo conhecimento musical é básico ou nenhum. Inserida neste contexto como uma desses estudantes, surgiram-me questionamentos a partir da atribuição conferida à prova de habilidade específica, quais sejam: O que caracteriza um teste de habilidade específica para estudantes que desejam ingressar no curso superior de música? Quais os motivos externados pelas instituições de ensino superior para a realização de testes específicos para estudantes que desejam ingressar no curso de música? Quais as instituições de ensino superior, no Brasil, que aplicam os THE para o ingresso de estudantes no curso de música? Quais são as implicações resultantes da aplicabilidade do THE para estudantes que desejam ingressar no curso superior de música? O THE abrange os processos democráticos? À vista disso, o objetivo desta pesquisa é investigar o teste de habilidade específica aplicado em estudantes que desejam ingressar no curso superior de música. Para tal fim, essa investigação baseia-se em na lei de diretrizes e bases como referencial teórico. A metodologia constitui-se pela abordagem qualitativa, coleta de dados por meio de entrevista semi-estruturada e como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo.Downloads
Publicado
2015-07-09
Como Citar
Rezende, A. C. O. de, & Wolffenbüttel, C. R. (2015). Testes de habilidades específicas: um estudo sobre sua aplicação nos cursos de licenciatura em música. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 149–156. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/274
Edição
Seção
Pesquisa em Andamento