INVENTANDO DESPROPÓSITOS COM MANOEL DE BARROS: entremeando arte e literatura no ensino fundamental
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, poesia, arte-educação.Resumo
Este texto analisa a contribuição de Manoel de Barros para o ensino do desenho nas séries iniciais, através dos desdobramentos projetados com base na obra O Exercício de Ser Criança, aplicados em uma escola pública de Pelotas/RS. Liberdade Caça Jeito: desenhando com Manoel de Barros no Ensino Fundamental constituiu uma das ações propostas pelo projeto de ensino, pesquisa e extensão Experienciando o Desenho, implantado junto a Escola desde 2010. A atividade foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2011, em atendimento as demandas da própria escola, que propunha práticas interdisciplinares entre o ensino da arte e as demais disciplinas do currículo. A metodologia de abordagem consistiu na apresentação de aspectos diferenciados da obra de Barros, visando despertar o interesse do educando, para na sequência, estimular sua expressão poética por meio de atividades artísticas, discursivas e exploratórias. O potencial imagético e poético da obra foi trabalhado através da leitura das imagens, contextualização e conhecimento do processo criativo desse autor. A fundamentação teórica com ênfase no ensino da arte e do desenho compreende as pesquisas de Derdyk(2008), Iavelberg(2008), Freire(1996), Martins(2009) e Meira(2010). As relações com a literatura foram exploradas a partir da obra do próprio Manoel de Barros, Ezequiel Silva, Júlio Galharte e Márcio Silva.