INVENTANDO DESPROPÓSITOS COM MANOEL DE BARROS: entremeando arte e literatura no ensino fundamental

Autores

  • Jailson dos Santos Valentim Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Nadia da Cruz Senna Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • André Winter Noble Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Joelma Santos Castilhos Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, poesia, arte-educação.

Resumo

Este texto analisa a contribuição de Manoel de Barros para o ensino do desenho nas séries iniciais, através dos desdobramentos projetados com base na obra O Exercício de Ser Criança, aplicados em uma escola pública de Pelotas/RS. Liberdade Caça Jeito: desenhando com Manoel de Barros no Ensino Fundamental constituiu uma das ações propostas pelo projeto de ensino, pesquisa e extensão Experienciando o Desenho, implantado junto a Escola desde 2010. A atividade foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2011, em atendimento as demandas da própria escola, que propunha práticas interdisciplinares entre o ensino da arte e as demais disciplinas do currículo. A metodologia de abordagem consistiu na apresentação de aspectos diferenciados da obra de Barros, visando despertar o interesse do educando, para na sequência, estimular sua expressão poética por meio de atividades artísticas, discursivas e exploratórias. O potencial imagético e poético da obra foi trabalhado através da leitura das imagens, contextualização e conhecimento do processo criativo desse autor. A fundamentação teórica com ênfase no ensino da arte e do desenho compreende as pesquisas de Derdyk(2008), Iavelberg(2008), Freire(1996), Martins(2009) e Meira(2010). As relações com a literatura foram exploradas a partir da obra do próprio Manoel de Barros, Ezequiel Silva, Júlio Galharte e Márcio Silva.

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

Valentim, J. dos S., Senna, N. da C., Noble, A. W., & Castilhos, J. S. (2012). INVENTANDO DESPROPÓSITOS COM MANOEL DE BARROS: entremeando arte e literatura no ensino fundamental. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 262–270. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/85

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Compartilhamentos: Processos de Ensino na Educação Básica

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.