Produção de sentidos dos alunos na interação com a arte contemporânea: uma experiência sensível e inteligível

Autores

  • Rejane Reckziegel Ledur Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Arte contemporânea, ensino da arte, experiência estética.

Resumo

O artigo apresenta algumas questões referentes à pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação da UFRGS que objetiva problematizar a produção de sentido na arte contemporânea, tendo o foco de investigação voltado para as experiências estéticas dos alunos na interação com a arte contemporânea, vivenciadas em saídas pedagógicas à Bienal do MERCOSUL. A pesquisa fundamenta-se no conceito de experiência de John Dewey e busca na semiótica discursiva o referencial teórico-metodológico para a análise da significação. A arte contemporânea apresenta-se como um campo de conhecimento da nossa cultura que propicia investigações relativas à sua apreensão estética e produção de sentidos. Na área pedagógica, no entanto, temos poucos parâmetros e teorias voltadas às novas linguagens artístico-contemporâneas nas quais podemos nos apoiar para subsidiar a prática de ensino. É neste contexto que se insere a presente pesquisa, que visa discutir os desafios da educação atual, a partir do olhar e da experiência com a arte contemporânea no contexto escolar.

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Publicado

2012-10-04

Como Citar

Ledur, R. R. (2012). Produção de sentidos dos alunos na interação com a arte contemporânea: uma experiência sensível e inteligível. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 159–166. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/67

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Mediações no Ensino de Artes