Ensinar teatro na educação básica: o que nos contam os professores egressos do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas?

Autores

  • Vanessa Caldeira Leite UFPel

Palavras-chave:

Palavras-chave, Teatro, Educação Básica, Egressos.

Resumo

Resumo: O presente artigo trata de um recorte analítico dos dados coletados para o projeto de pesquisa “Acompanhamento de egressos do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e sua inserção profissional docente”, que tem como objetivo central acompanhar os egressos das seis primeiras turmas do curso que concluíram sua formação docente entre os anos de 2011 a 2016. Visa compreender como o egresso inserido no ensino de teatro desenvolve-se enquanto educador teatral em espaços formais e não-formais de ensino. Quais as barreiras profissionais enfrentadas, quais as perspectivas para a formação continuada e quais são os caminhos da inserção profissional do professor de teatro no cenário atual brasileiro. Busca-se neste artigo apresentar uma discussão acerca das principais dificuldades encontradas no ensino de teatro na escola e suas possibilidades, na visão destes egressos que atuam ou atuaram na educação básica. Para tanto, realiza-se uma análise de conteúdo a partir dos dados coletados através de questionário, tendo em vista as experiências de docência em teatro.

 

Referências

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Leite, V. C. (2018). Ensinar teatro na educação básica: o que nos contam os professores egressos do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas?. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.70–78. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/589

Edição

Seção

Projeto de Pesquisa, Cultura Popular

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