Exercícios com a paisagem ou como atentar para o que nos cerca
Palavras-chave:
Palavras-chave, Paisagem, Arte contemporânea, Exercícios do olhar.Resumo
Resumo: Neste escrito dedicamos uma atenção diferenciada à paisagem ao ampliar o endereçamento do olhar para o que nos cerca. A arte contemporânea foi elencada por sua disponibilidade em lidar com múltiplas ações que retiram os pequenos eventos de sua condição de esquecimento. Assim, atos como andar e olhar para o redor, de forma despretensiosa, pode servir de mote para que se veja o muitas vezes visto, porém não olhado. Amparadas em autores como Anne Cauquelin, Alfredo Bosi, Karina Dias, entre outros, construímos o que é trazido para referendar as propostas que foram desenvolvidas em duas redes de ensino por pesquisadoras/professoras, que têm na arte contemporânea, as questões de suas pesquisas.
Referências
ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa; tradução Alexandre Krug, Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Coleção a)
BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, Adauto … [et al]. O olhar. São Paulo: companhia das Letras, 1988.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem; tradução Marcos Marcionilo. – São Paulo: Martins, 2007. – (Coleção Todas as Artes)
DIAS, Karina. A prática do banal, uma aspiração paisagística. In: Anais do encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas [Recurso eletrônico] / Sheila Cabo Geraldo, Luiz Cláudio da Costa (organizadores). – Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. p.3771 a 3783.
CANTON, katia. Museu Itinerante Ultragaz – A arte perto de você. Livro de Estudos. Elaboração Katia Canton. 2011.