O professor propositor

Autores

  • Solange Utuari Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Ensino, arte, escola.

Resumo

As discussões sobre o ensino de arte passam dos aspectos metodológicos para os problemas conceituais e de concepção de Arte e filosofia da educação. As linguagens artísticas contemporâneas apresentam desafios ao professor que vê o universo da cultura se expandir com velocidade. Lygia Clark nos alimenta com suas ideias em que a arte é propositora, nos convida a fluxos de criação. Outros artistas também são propositores e nos apresentam a Arte não apenas como oportunidade de contemplação e sim de interação. Ideias que nutrem a concepção de ensino de artístico que propõem que o educador passa daquele que dá aulas de Arte, para um educador que seja um professor propositor. Assim como Lygia Clark saiba fazer convites para percursos poéticos, estéticos e criativos na aprendizagem da Arte.  Um convite que provoque encontros significativos e experiências estéticas e construa conceitos e concepções sobre Arte. Um professor propositor que compreenda o seu papel de curador e mediador ao selecionar e apresentar patrimônios culturais históricos e contemporâneos aos alunos. Os materiais oferecidos na Midiateca Arte na escola fundamentam conceitos em territórios de Arte e Cultura (mediação cultural, linguagens artísticas, forma e conteúdo, materialidades, patrimônio cultural, saberes estéticos e culturais, conexões transdisciplinares, processos de criação, entre outras possiblidades) e convidam o educador a mergulhar neste universo estético e artístico que apresenta ideias propositoras.  Descobrir e potencializar este acervo pode apresentar caminhos aos educadores para ampliar seus repertórios didáticos e culturais, além de aprimorar ações educativas na escola.

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Publicado

2012-10-04

Como Citar

Utuari, S. (2012). O professor propositor. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 53–59. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/42

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