UMA ABORDAGEM DECOLONIAL NAS ARTES VISUAIS: ARTISTAS LATINAS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Decolonialidade. Artes visuais. Ensino.Resumo
O presente texto compartilha e busca estimular a experimentação de metodologias decoloniais no ensino das artes visuais na educação básica. A partir do encontro de uma professora de arte pesquisadora com o projeto História da (P)arte, dedicado a levantar material em língua portuguesa sobre as artistas visuais da América Latina, descreve-se aqui uma proposta pedagógica para a inclusão de mulheres latinas no âmbito educativo, objetivando tensionar coletivamente os desafios oriundos do processo.
Referências
ACHINTE, Adolfo Albán. Artistas indígenas y afrocolombianas: Entre las memorias y cosmovisiones estéticas de la resistencia, In: MIGNOLO, W.; PALERMO, Z. Arte y estética en la encrucijada descolonial. Ediciones del Signo, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
SIMÕES, Alessandra. A virada decolonial na arte brasileira. São Paulo: Editora Mireveja, 2022.
WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.