A “inclusão digital com arte e carinho”: experiências com tecnologias de informação e comunicação e ludicidade nas artes visuais
Palavras-chave:
Tecnologias de informação e comunicação, ensino de arte, ludicidade.Resumo
Este trabalho objetiva apresentar os resultados da pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Visuais, Modalidade Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, cujo tema versa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e práticas lúdicas no Ensino de Arte para crianças do Projeto “Inclusão Digital com Arte e Carinho”, em uma instituição que abriga crianças tuteladas em Pelotas/RS. O problema do estudo centrou-se em investigar a relação das TIC e o lúdico nas Artes Visuais. O objetivo foi conhecer a contribuição destes meios tecnológicos no Ensino de Arte, bem como verificar se o projeto estimula a sensibilidade, a ludicidade e a criatividade das crianças e a valorização das suas experiências artísticas. Foram realizadas observações e entrevistas para efetuar o estudo com metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso. O apoio teórico baseou-se em Kenski (2007), Pimentel (2002) e Duarte Jr. (1995, 2010). Nesse sentido, foi possível compreender a importância do Ensino de Arte aliado às novas tecnologias e a ludicidade para estimular o interesse e a atenção das crianças, contribuindo para sua autoestimaDownloads
Publicado
2012-10-04
Como Citar
Mühlen, A. P. von. (2012). A “inclusão digital com arte e carinho”: experiências com tecnologias de informação e comunicação e ludicidade nas artes visuais. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 500–506. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/125
Edição
Seção
Comunicações e Relatos - Tecnologias e Novos Conhecimentos