O ENTRELAÇAMENTO DA LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA
CAMINHOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1476Palabras clave:
Interdisciplinaridade. Literatura Infantil. MatemáticaResumen
O presente estudo é um recorte da pesquisa de trabalho de conclusão de curso- TCC de Pedagogia. Tem por objetivo analisar e compreender as possibilidades do entrelaçamento da matemática à literatura infantil. Essa pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico com levantamento de dados e análise de obras literárias pesquisadas, as quais contribuem ou possibilitam o entrelaçamento. Além da pesquisa teórica, foi desenvolvida pesquisa de campo com duas turmas do 2° ano do Ensino Fundamental - fase I, na modalidade presencial em duas instituições, sendo uma pública e a outra particular. Esses momentos foram planejados para a vivência da arte literária e da matemática, sendo estes envolvendo uma obra literária escolhida previamente, a qual, havia sido selecionada pelas especificidades interdisciplinares. Como resultados, é possível reforçar a importância do conhecimento teórico e a necessidade da constante formação para lidar com as questões de ordem prática, resultantes das proposições, das experiências em prol do ensino e da aprendizagem.
Descargas
Citas
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise didática. São Paulo: Moderna, 2000.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
FAZENDA, Ivani . Interdisciplinaridade - Transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. O que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). - 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de. Modos de ler e estratégias para ler: crianças, leitura e literatura infantil. Leitura: Teoria & Prática - Associação de Leitura do Brasil (ALB) v. 30, n. 58, p. 2012.
GUIMARÃES, Maria José. Interdisciplinaridade: consciência do servir. O que é interdisciplinaridade. In, Ivani Fazenda (org). - 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JOSÉ, Mariana A, M. Interdisciplinaridade: as disciplinas e a interdisciplinaridade brasileira. O que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). - 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel. Infância: fios e desafios da pesquisa. 6. ed. Campinas: Papirus, 1996.
VALE, Mario. A Festa do Macaco/ Maio Vale; ilustrações do autor.- Belo Horizonte: RHJ, 2012.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
OLIVEIRA, Ivana Esteves Passos; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de Leitura e Literatura Infantil Capixaba: Formando Leitores na EMEF Custódia Dias de Campos. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 19, n. 3, 2020.
SANTOS, Franciely. A Matemática como um Texto. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Ministério da Educação: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : Alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Caderno 07/Ministério da Educação, Brasília: MEC, SEB, 2015. p.29-40
SANTOS NETO, E., FRANCO, E. S. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do COGEIME, 2017.
SILVA, Betty Coelho. Contar Histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2006.
SMOLE , Kátia C. S. ; DINNIZ, Maria Ignez. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, Kátia C. S.; DINIZ, Maria Ignez (Orgs.) Ler escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SILVEIRA, Everaldo. A Matemática na integração de saberes. IN BRASIL, Secretaria do Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Caderno 07/Ministério da Educação, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015. p.39-61. Disponível em: <: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/148.pdf ›. Acesso em 20/11/ 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rhebeca Oliveira Mendonça, Maria Cecilia Silva de Amorim, Maria Goretti Quintiliano Carvalho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.