PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS DE MOVIMENTO NAS AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE EVA SCHUL
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.656Keywords:
Dança contemporânea. Princípios organizativos. Eva Schul.Abstract
Este artigo busca apresentar alguns dos princípios organizativos de movimento que estruturam as aulas de dança contemporânea de Eva Schul. A presença regular dos autores como bailarinos-observadores no ambiente da sala de aula foi muito importante para a construção e identificação dos materiais da pesquisa. A abordagem metodológica contou com diário de campo, registros foto e videográficos e entrevista semiestruturada. As estratégias de descrição e contextualização imagética foram usadas para delinear e dar corpo aos princípios, dentre os quais destacamos dois neste artigo: o estudo do peso e do esforço mínimo, e o estudo do fluxo e da qualidade de fluência.Downloads
References
BRENNAN, M.A. Every little movement has a meaning all its own – Movement analysis in dance research. In: FRALEIGH, S.H.(Ed.); HANSTEIN, P.(Ed.). Researching dance: Evolving modes of inquiry. University of Pittsburgh Press, 1999.
CAMBRIDGE DICTIONARY. Cambridge University Press. Disponível em http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/swing. Acesso em 13/08/2017, 22:20h.
DANTAS, M.F. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 1999.
____________. A pesquisa em dança não deve afastar o pesquisador da experiência da dança: reflexões sobre escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança. Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. 7, n. 13-14, 2007.
____________. Eva Schul: uma vida para reinventar a dança moderna e contemporânea. In: SÃO PAULO. SECRETARIA DE CULTURA. Figuras da Dança: Eva Schul. São Paulo: Governo do Estado de SP, 2013.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª ed. Annablume, 2006.
FITT, S.S. Dance Kinesiology. 2th ed. Schirmer Cengage Learning, 1996.
FRANCK, C. Dança Moderna: movimentos fundamentais organizados segundo os princípios da técnica de Martha Graham. Centro de Memória do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
HAAS, J.G. Anatomia da Dança. Barueri, SP: Manole, 2012.
HACKNEY, P. Making connections: Total body integration through Bartenieff fundamentals. 5th ed. Routledge, 2003.
HAMILTON, N.; WEIMAR, W.; LUTTGENS, K. Cinesiologia - Teoria e Prática do Movimento Humano. 12ª ed. Guanabara Koogan, 2013.
LABAN, R.V. Domínio do movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
LESTE, T.R. Dança: modos de estar – princípios organizativos em dança contemporânea. Dissertação (Mestrado em Dança). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013.
SCHUL, E. Entrevista concedida a [Autor]. Porto Alegre/RS, 16 de Agosto de 2017.
SOARES, A.C.M. Raqs el Jaci/Dança de Jaci: hibridação por antropofagia entre a dança do ventre e a poética de Eva Schul. (Dissertação) Mestrado em Artes Cênicas. Instituto de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014.
SUQUET, A. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.