A Experiência Do Deslocamento Escolar

Autores

  • Ariberto de Farias Bauermann Filho UERGS
  • Carmen Lúcia Capra UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Deslocamento. Experiência. Escola.

Resumo

Resumo: O texto é um pensamento desenvolvido com a experiência a partir do Estágio Curricular em Artes Visuais no Ensino Médio, realizado em uma escola pública em Montenegro, sede da Unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O estágio trabalhou com o tema deslocamento, considerado como aquilo que constitui situações e ações próprias à escola, como a chegada atrasada dos alunos, a mobilidade dos períodos das disciplinas, a troca de professores e até na sala de artes, que é longe das demais salas. O projeto pesquisou a estética dos deslocamentos e sobre o que ela pode dar a ver sobre o espaço escolar. Identificando onde e como ocorrem deslocamentos nesse ambiente tão diverso, mas tão tenso que é a escola, realizou-se o trabalho artístico com a turma do terceiro ano do ensino médio. Produziram-se estudos e práticas em torno do tema deslocamento e foram criadas escritas, desenhos, pinturas, mapas e instruções para ver quais e como eram os diversos deslocamentos que acontecem na escola. A conclusão do estágio deu a ver uma tal experiência de “andança” das coisas na escola, que é solitária e com fragmentos que são tanto separados, quanto postos juntos.

Referências

BAUERMANN FILHO, Ariberto de Farias. Relatório de estágio curricular supervisionado artes visuais: licenciatura. 97 fl. Montenegro: UERGS, 2017. Doc Eletrônico.

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Bauermann Filho, A. de F., & Capra, C. L. (2018). A Experiência Do Deslocamento Escolar. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.639–644. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/597

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

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