INSTRUÇÕES POÉTICAS PARA SE RELACIONAR COM OBJETOS COTIDIANOS
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/882Palabras clave:
Performance, Objetos Cotidianos, Instruções poéticasResumen
O presente artigo relata os processos de um trabalho de conclusão de curso em que se integra a pesquisa artística sobre relações performáticas entre o corpo, espaço e objetos cotidianos. Tensiona a aproximação de objetos que foram inventariados a partir de protocolos dentro do espaço doméstico, estabelecendo encontros com o corpo e noções de funcionalidades apresentadas em variáveis configurações a partir de inventários e instruções poéticas. São abarcados conceitos como: funcionalidade, ruptura e performatividade, hibridizando experimentos entre a escrita, performance, fotografia e vídeo, questionando os espaços em que esses objetos podem ser colocados, utilizados ou sobrepostos, em busca, também, de uma relação de confluência com o corpo.Descargas
Citas
ALMEIDA, Glaucis. Com as palmas da mão e a sutileza do sopro: três exercícios poéticos sobre o equilíbrio. Revista Ciclos , v. 4, p. 31-40, 2017.
BARAJAS, Joshua. Burn this story about Yoko Ono after you’ve read it. [S.l.], 2017. Disponível em: <https://www.pbs.org/newshour/arts/burn-story-yoko-ono-youve-read>. Acesso em: 29 out. 2020.
BLANCHOT, Maurice. A fala cotidiana. In: A conversa infinita 2: a experiência limite. São Paulo: Escuta, 2007.
CARPES, Mariza. Exposição Digo de Onde Venho no Museu de Arte do Rio Grande do Sul reabre! Brasil, 26 out. 2020. Instagram: @Carpesmariza. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CG1IU4sAOdt/?igshid=1bbfsrkvu1pya>. Acesso em: 16 abr. 2019.
COCCIA, Emanuele. Revertendo o novo monasticismo global. Tradução de Mariana Silva da Silva. N-1 Edições: Textos. Disponível em: <https://n-1edicoes.org/109/>. Acesso em: Novembro de 2020.
DANTO, Arthur C. O Mundo como Armazém: Fluxus e Filosofia. In: O que é Fluxus? O que não é! O porquê. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Ed. Perspectiva. 1987.
GOLDBERG, RoseLee. A Arte da Performance. Do Futurismo ao Presente. Trad. Percival Panzoldo de Carvalho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MUSEUM OF MODERN ART. George Brecht. Water Yam. 1963. [2015?]. Disponível em:< https://www.moma.org/collection/works/126322>. Acesso em: 16 jun. 2020.
PEREC, Georges. Tentativa de esgotamento de um local parisiense. Trad. de Ivo Barroso. São Paulo: G. Gili, 2016.
PREFEITURA DE PORTO ALEGRE. Mostra de Glaucis de Morais na Galeria Iberê Camargo. 2016. Disponível em: <http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_noticia=187231&MOSTRA+DE+GLAUCIS+DE+MORAIS+NA+GALERIA+IBERE+CAMARGO>. Acesso em: Fevereiro de 2021.
SILVA, Ricardo Luiz. In: PEREC GEORGES. Tentativa de esgotamento de um local pariesiense. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo, G:Gili, 2016, p. 1-2.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.