ENTRE O PENSAR E O SENTIR: INVESTIGAÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA RESPIRAÇÃO NA FORMAÇÃO TÉCNICO-ARTÍSTICA DO BAILARINO CONTEMPORÂNEO

Autores/as

  • Silvia Maria Geraldi Instituto de Artes da Unicamp
  • Julia Ferreira Instituto de Artes da Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.645

Palabras clave:

Respiração. Educação somática. Dança contemporânea.

Resumen

Essa comunicação é resultado de uma pesquisa prático-teórica que teve como foco a investigação da respiração na relação com o corpo que dança. O estudo partiu de indagações a respeito das influências exercidas pela respiração na aprendizagem técnico-artística da(o) bailarina(o) contemporânea(o), investigando em que medida esta pode facilitar a organização postural e expandir a consciência cinética. Fundamentando-se em abordagens da educação somática, sobretudo no Método Feldenkrais, o processo de pesquisa e a análise dos resultados buscaram articular três eixos: a compilação de estudiosos que tratam do tema, os laboratórios práticos para entendimento no corpo e o entrelaçamento entre teoria e prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Maria Geraldi, Instituto de Artes da Unicamp

Artista, professora e pesquisadora da dança. Mestre em Educação e Doutora em Artes pela UNICAMP. Docente do Departamento de Artes Corporais e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Instituto de Artes, UNICAMP. É atualmente coordenadora do PPG Artes da Cena IA/Unicamp. Lidera o Grupo “Prática como pesquisa: processos de produção da cena contemporânea” (CNPq). Foi contemplada com a Bolsa Vitae de Artes 2002 e editais do Programa Municipal de Fomento à Dança (SMC-SP) e PROAC (SEC-SP). Certificada como professora e instrutora do Método Feldenkrais de Educação Somática. Autora do livro “Raízes da Teatralidade na Dança Paulistana, duas criadoras” (Editora Prismas, 2015).

Julia Ferreira, Instituto de Artes da Unicamp

Graduada em Dança (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, realizou a pesquisa de Iniciação científica “Entre o corpo e o papel: investigação sobre a influência da respiração na formação técnico-artística do bailarino contemporâneo”, orientada pela Profa. Dra. Silvia Geraldi e financiado pela Fapesp. Atualmente integra o Grupo Dançaberta (Campinas, SP), dirigido pela Profa. Dra. Julia Ziviani, IA/Unicamp. 

Citas

BARDET, Marie. A Atenção através do Movimento: o método Feldenkrais como disparador de um pensamento sobre a atenção. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 191-205, jan./abr. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/issue/view/2365/showToc. Acesso em: 25 nov. 2016.

CAVRELL, Holly Elizabeth. Dando Corpo à História - Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo Movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1977.

__________. O poder da autotransformação: a dinâmica do corpo e da mente. Tradução de Denise Maria Bolanho. São Paulo: Summus, 1994.

FORTIN, Sylvie; VIEIRA, Adriane; TREMBLAY, Martyne. A experiência de discursos na dança e na educação Somática. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 71-91, abr./jun. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/10243/0. Acesso em: 03 abr. 2016.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, n. 7, p. 77-88, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/11961/7154. Acesso em: 10 fev. 2016.

LAMBERT, Marisa Martins. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: O Sistema Laban/Bartenieff no desenvolvimento somático e na criação em dança. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010.

LEAL, Patrícia Garcia. As relações entre a respiração e o movimento expressivo no trabalho de chão da técnica de Martha Graham. Campinas. Dissertação (Mestrado em Artes) – Institutos de Artes – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513.

ZEMACH-BERSIN, D.; ZEMACH-BERSIN, K.; REESE, M. Solte-se: método de relaxamento para a saúde e a boa forma. Tradução: Denise Bolanho; revisão técnica: Mathilda Yahkni. São Paulo, Summus, 1992.

Publicado

30/03/2019

Cómo citar

Geraldi, S. M., & Ferreira, J. (2019). ENTRE O PENSAR E O SENTIR: INVESTIGAÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA RESPIRAÇÃO NA FORMAÇÃO TÉCNICO-ARTÍSTICA DO BAILARINO CONTEMPORÂNEO. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 243–261. https://doi.org/10.19179/2319-0868.645