INTERAÇÕES MUSICAIS REMOTAS
UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DURANTE O ANO DE 2020
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1232Palabras clave:
Sanfona; Acordeão; Chiquinho do Acordeon; Pure Data; Musica Popular Brasileira.Resumen
Este estudo é um relato de experiências pessoais sobre interações musicais durante a pandemia, em especial sobre uma performance realizada em vídeo na qual eu apliquei elementos técnicos utilizados por Chiquinho do Acordeon. A interação entre flauta e acordeon aconteceu remotamente, via internet, para a disciplina de Práticas e Experimentos de Artes Sonoras Computacionais Distribuídas. As técnicas foram transcritas previamente durante minha pesquisa de mestrado, realizada na UNICAMP entre 2017 e 2019. Os instrumentistas improvisaram livremente, e empregaram as técnicas sobre uma base de sons eletrônicos gerados randomicamente através do sotfware Pure Data – PD.
Descargas
Citas
BERTINETTO, Alessandro, Eseguire l’inatteso. Ontologia della musica e improvvisazione, Roma, ll glifo, ebook, 2016.
COSTA, F. Araujo, Poétiques du “Lieu Interactionnel-Formatif”: sur les conditions de constitution et de reconnaissance mutuelle de l’experience esthetique musicale audiotactile (post-1969) comme objet artistique, Tese de Doutorado em Musicologia [sob orientação de Laurent Cugny], Universite Paris-Sorbonne, 2016; Id., pag. 132-135.
GAROTTI JÚNIOR, Jether B. César Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e Gilson Peranzzetta: uma análise musical das técnicas de acompanhamento pianístico na música popular brasileira no final do séc. XX. 206f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas-SP, 2007.
KLEBER, Matheus. Recursos interpretativos de Chiquinho do Acordeon e reflexões sobre a sua atuação de 1950 até 1980. 2019. 1 recurso online ( p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
TAUBKIN, Myriam. Projeto Brasil da Sanfona. São Paulo: Galvani; M. Taubkin; SESC-SP, 2002.
VICENTE, Rodrigo Aparecido. Música em Surdina: sonoridade e escutas nos anos 1950. Tese – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, 2015
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Matheus Kleber
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.