A RELAÇÃO ARTÍSTICA DE DUNCAN E CRAIG EM TRÊS IMAGENS CINÉTICAS

Authors

  • Rossana Perdomini Della Costa UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.664

Keywords:

Isadora Duncan, Edward Gordon Craig, Imagens cinéticas.

Abstract

O presente artigo se insere no tema da dança moderna e suas influências ao considerar as reverberações das obras de Isadora Duncan e Edward Gordon Craig abordadas em três imagens cinéticas: a dança e o teatro do futuro; a Übermarionnette e seus possíveis desdobramentos e o Projeto Scene, o corpo e o espaço.  Para desenvolver o exercício de pensamento desse texto foram utilizadas as noções foucaultianas de imagem e deslocamento.  Conclui-se que não há sinais de esgotamento da potência do processo criativo dos dois artistas.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rossana Perdomini Della Costa, UFSM

Rossana Della Costa é professora adjunta do Curso Licenciatura em Teatro do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em cotutela com a Université Paris Nanterre.

E-mail: rocacor@gmail.com

 

References

BUCKLEY, Jennifer. The revolutionary: On Isadora Duncan and Edward Gordon Craig – An interview with Lori Belilove, artistic diretor of the Isadora Duncan Company. Mime Journal, Claremont, v. 26, p. 17-25, Feb. 2017. Disponível em: < https://scholarship.claremont.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1049&context=mimejournal>. Acesso em: 05 jan. 2019.

CRAIG, Edward Gordon. [1911] De l´Art du Théâtre. Belval: Circé, 2013.

CRAIG, Edward Gordon. [1911] O ator e o Über-marionette. In: RIBEIRO, Almir. Gordon Craig, a pedagogia do Über-marionette. São Paulo: Giostri, 2016.

CRAIG, Edward Gordon. [1913] Rumo a um novo teatro & Cena. Tradução: Luiz Fernando Ramos. São Paulo: Perspectiva, 2017.

DELEUZE, Gilles. A vida como obra de arte. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 118-126.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

DUNCAN, Isadora. The Art of Dance. New York: Theatre Art Books, 1969.

HERRERA, Aurora. Paralipómenos sobre Edward Gordon Craig. In: HERRERA, Aurora (Org.). Edward Gordon Craig: el espacio como espectáculo. Madrid: La Casa Encendida, 2009. p. 38-333.

FOUCAULT, Michel. [1966] As palavras e as coisas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

FOUCAULT, Michel. Uma estética da existência. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 288-293.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

INNES, Christopher. Edward Gordon Craig, a vision of a theatre. London: Routledge, 1998.

KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade. São Paulo: Boitempo, 2016.

LE BOEUF, Patrick et al. (Ed.). Craig et la Marionnette. Avignon: Actes Sud et Bibliothèque nationale de France, 2009.

LE BOEUF, Patrick. On the Nature of Edward Gordon Craig's Über-marionette. New Theatre Quarterly, Cambridge, Cambridge University Press, p. 102-114, 2010.

LE BOEUF, Patrick. The Über-marionette: facts and (felicitous) misunderstandings. In: GUIDICELLI, Carole (Org.). Über-marionettes and Mannequins: Craig, Kantor and their contemporary legacies. Charleville-Mézières/Lavérune: Institut International de la Marionnette/L’Entretemps, 2013. p. 54-62.

PLASSARD, Didier. L’Acteur en Effigie: figures de l’homme artificiel dans le théâtre des avant-gardes historiques: Allemagne, France, Italie. Lausanne: L’Âge d’homme, 1992.

RAMOS, Luiz Fernando. A relação entre atores e screens no teatro de Gordon Craig: um legado à contemporaneidade. In: TAVARES, Enéias Farias; BIANCALANA, Gisela Reis; MAGNO, Mariane (Org.). Discursos do Corpo na Arte, v. II. 1. ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2017. p. 115-142.

RIBEIRO, Almir. On women around Edward Gordon Craig: interculturalidade e gênero. Diálogos cênicos sobre a essencialidade da contribuição feminine na obra de Gordon Craig. Projeto de pesquisa de Pós-doutorado em Artes Cênicas. 2014, 20f. (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014). Disponível em: <http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/webform/projetos/pos-doc/Projeto%20ARSF.pdf>. Acesso em 15 de janeiro de 2019.

RIBEIRO, Almir. Gordon Craig, a pedagogia do Über-marionette. São Paulo: Giostri, 2016.

RUFFINI, Franco. Craig, Grotowski, Artaud, teatro in stato d´invencione. Roma: Editori Laterza, 2009.

SFORZINI, Ariana. Michel Foucault, une pensé du corps. Paris: Presses Universitaires de France, 2014.

TAXIDOU, Olga. The Mask: a periodical performance by Edward Gordon Craig. Ams¬terdam: Harwood Academic Publishers, 1998.

Taxidou, Olga. The Dancer And The Übermarionette: Isadora Duncan and Edward Gordon Craig. Mime Journal, Claremont, v. 26, p. 05-16, Feb. 2017. Disponível em: < http://scholarship.claremont.edu/mimejournal/vol26/iss1/3l>. Acesso em: 05 jan. 2019.

WILD, Katharina. Schönheit: die Schauspieltheorie Edward Gordon Craig. Berlin: Theater der Zeit, 2011.

Published

30/03/2019

How to Cite

Della Costa, R. P. (2019). A RELAÇÃO ARTÍSTICA DE DUNCAN E CRAIG EM TRÊS IMAGENS CINÉTICAS. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 439–454. https://doi.org/10.19179/2319-0868.664