Dominique Harttman on: the saga of being a researcher and a woman in Brazil
DOMINIQUE HARTTMAN EM: A SAGA DE SER PESQUISADORA E MULHER NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1138Keywords:
Mulheres pesquisadoras. Escrita. Corpo e escuta. Memória.Abstract
Este artigo propõe uma imersão em minha experiência com a escritatória que consiste em um processo de escrita baseado na escuta de vídeo chamadas gravadas, e nas memórias que se formulam a partir da linguagem oral. Durante os seis encontros virtuais desenvolvidos com Barbara Paul, Daniela Mara e Eliza Prataviera percebo que a escritatória não deixa de ser uma amostragem sobre o que é ser pesquisadora e artista neste contexto de precarização da pesquisa. Desse modo, a fim de discutir este regime de instabilidade comum a trajetória de mulheres: na junção entre nossas histórias crio uma versão da figura satírica, que surgiu durante nossos encontros, da pesquisadora fictícia Dominique Harttman.
Downloads
References
ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Copyright, Editora Jorge Zahar Editor Ltda, 1998.
FABIÃO, ELEONORA. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. Revista do LUME. Núcleo Interdiciplinar de Pesquisas Teatrais- UNICAMP. n.4, dez. 2013.
FEDERECI, Silvia. Calibã e a Bruxa: Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
.
GREINER, Christine, KATZ, Helena. Por uma teoria do corpomídia ou a questão epistemológica do corpo. Archivo Virtual Artes Escénicas, UCLM. Disponível em:<http://artesescenicas.uclm.es/archivos_subidos/textos/237/Christine%20Greiner%20y%20Helena%20Katz.%20Por%20uma%20teoria%20do%20corpomidia.pdf.<
Acesso em: 23 nov 2019.
PRATAVIEIRA, Eliza. Corpe- Ambiente e processos de criação: planos para a instauração de paisagens transitivas. Dissertação, Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), defendida em 2021, e ainda não publicada.
KAFKA, Franz. O castelo. São Paulo: Martin Claret, 2006.
KATZ, Helena. e GREINER, Christine. Por uma teoria corpomídia. In: O corpo: pistas para Estudos Interdisciplinares. São Paulo: Editora Annablume, 2005, pp. 125-133.
SHELLEY, Mary. Frankenstein. São Paulo: Darkside, 2017.
MARA, Daniela. parentes. 08 ago. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eikJLFjkM9A&t=6s>Acesso em ago. 2021
MARIA DE JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2019.
OLIVA, Gabriela. Depois de 12 dias fora do ar, CNPq restabelece acesso à plataforma Lattes. 03 ago. de 2021. Disponível em: <(https://www.poder360.com.br/governo/depois-de-12-dias-fora-do-ar-cnpq-restabelece-acesso-a-plataforma-lattes/> Acesso em ago. 2021
PIRES, BREILLER. Ciência brasileira sofre com cortes de verbas e encara cenário dramático para pesquisas em 2021. 30 dez. de 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-12-31/ciencia-brasileira-sofre-com-cortes-de-verbas-e-encara-cenario-dramatico-para-pesquisas-em-2021.html> Acesso em ago. 2021
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: HALL, Stuart; SILVA, Tomaz; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Luiza Possamai Kons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.