A PRODUÇÃO DO OLHAR SOBRE INFÂNCIA E PROTAGONISMO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS

Autores

  • Luciana Hartmann Universidade de Brasília
  • Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

formação de professores/as, arte-educação, infância, protagonismo infantil

Resumo

Este artigo propõe, a partir da análise de experiências realizadas em cursos de Licenciatura em Artes Cênicas de duas universidades brasileiras, que a produção de um olhar para a criança como ser completo, que age criticamente na sociedade, esteja presente na formação de professores/as de arte. Cotejadas com o debate contemporâneo dos estudos da infância na educação, na sociologia e na antropologia, as experiências descritas permitem demonstrar concretamente a importância do desenvolvimento de metodologias que sensibilizem os/as futuros/as professores/as de arte para o lugar de protagonismo que pode e deve ser ocupado pelas crianças nos processos educacionais.

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Biografia do Autor

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), integrando
também o Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de
Goiás (UFG). Mestre e doutora em Antropologia Social pela UFSC, com doutorado sanduíche na
École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Licenciada em Artes Cênicas
pela UFRGS. Titular de um pós-doutorado na Université Paris Ouest-Nanterre, pesquisando
narrativas de crianças imigrantes. Autora do livro “Gesto, Palavra e Memória – performances de
contadores de causos” e organizadora das coletâneas “Donos da Palavra: autoria, performance e
experiência em narrativas orais na América do Sul” (2007) e de “O Teatro e suas Pedagogias:
práticas e reflexões”.

Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo, Universidade Federal do Acre

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), Mestre em Artes (2010) e
Doutora em Artes Visuais (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no Instituto
de Artes da Unicamp. Suas áreas de interesse são Arte e Educação, incluindo processos criativos de
artistas plásticos e artistas do livro, mediação e ensino de arte, arte e infância, narrativas visuais,
livro de imagem, ilustração de literatura infantil, constituição de leitores e práticas de leitura. É
professora da Universidade Federal do Acre. É Representante do Estado do Acre na FAEB -
Federação de Arte Educadores do Brasil.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Hartmann, L., & Araujo, H. T. G. P. de. (2020). A PRODUÇÃO DO OLHAR SOBRE INFÂNCIA E PROTAGONISMO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–24. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/RevistadaFundarte/article/view/803