PIBID na Escola: o pêndulo como intervenção no espaço escolar para a pesquisa de movimento
Palavras-chave:
Dança, pêndulos, intervenção, espaço escolar.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo descrever como a intervenção com pêndulos na escola municipal José Pedro Steigleder foi propiciadora da pesquisa em movimento no espaço escolar. Tendo como referência um vídeo do coreógrafo William Forsythe, chamado "Choreographic Objects", nós pibidianas, desenvolvemos essa intervenção no “Dia Internacional da Dança”, 29 de Abril. Nesse projeto, vimos que a Dança deveria ser contextualizada com a vivência corporal de cada aluno. Dessa maneira, por meio de pêndulos fixados no teto de uma área coberta da escola, as crianças puderam explorar e vivenciar o contato com a Dança de um modo individual e coletivo, (re) descobrindo sua prórpria identidade ao mover- se pelo espaço. Assim, articulando o elemento pêndulo às questões corporais de cada aluno, o objeto teve como principal intenção, propiciar movimentos aos quais as criançasencontrassem modos distintos de executarem a própria Dança.