Por uma Pedagogia do Silêncio

Autores

  • Eduardo Guedes Pacheco Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Bruno Parisoto Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Silêncio, composição, formação docente.

Resumo

Este ensaio apresenta os desejos de pesquisa do grupo ARTDIFE - Arte, Diferença e Educação, grupo vinculado a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Por uma Pedagogia do Silêncio propõe a partir da obra de John Cage, em especial seus estudos sobre o silêncio, estudar como compor ações docentes na perspectiva de entender os espaços educacionais como lugares dados a composição de ações pedagógicas e criações em arte. Tomando como intercessores, além do já citado compositor, este trabalho busca em autores como Gilles Delueze, Roland Barthes alimento para pensar possibilidades de atuação docente nos cursos de formação de professores de Arte, em especial, os cursos de Licenciatura em Dança, Música, Arte Visuais e Teatro da UERGS.

Downloads

Publicado

09/07/2015

Como Citar

Pacheco, E. G., & Parisoto, B. (2015). Por uma Pedagogia do Silêncio. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE/Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS/Montenegro, (8), P. 265–271. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/290