A música nas escolas das Regiões Funcionais de Planejamento dos COREDEs do Rio Grande do Sul

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Daniele Isabel Ertel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Jusamara Vieira Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Palavras-chave:

Educação musical, políticas públicas, COREDE/RS.

Resumo

Esta pesquisa, em fase de finalização, investigou a inserção da música em escolas públicas municipais das 9 Regiões Funcionais de Planejamento (RFPCs) dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do RS (COREDEs). Teve como desenho metodológico a abordagem quantitativa, o método survey interseccional de grande porte e a aplicação de questionários autoadministrados como técnica para a coleta dos dados. Para a análise dos dados optou-se pela técnica da análise de conteúdo, transversalizando conceitos de Educação Musical, e utilizando a Abordagem do Ciclo de Políticas como balizamento para o entendimento da inserção da música nas escolas públicas municipais do RS. A partir dos dados obtidos e analisados pôde-se observar que as escolas públicas municipais das 9 RFPCs se encontram em sintonia. Constatou-se que as secretarias municipais educação dos municípios destas regiões não têm promovido concursos para professores com habilitação em música. Porém, grande parte das escolas promove ações musicais, através da formação de bandas e conjuntos instrumentais, horas cívicas, execução de hinos e audições de músicas, dentre outras atividades musicais em seus tempos e espaços. A problematização que a Abordagem do Ciclo das Políticas propõe, em interlocução com os conceitos de educação musical, pode auxiliar no aprofundamento das análises sobre a legislação para a inserção da música na Educação Básica. Entende-se que os dados desta investigação poderão subsidiar macro e microanálises das políticas em educação musical no país, bem como fundamentar a construção de políticas públicas para a implementação da música nas escolas de todo o país.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

Wolffenbüttel, C. R., Ertel, D. I., & Souza, J. V. (2015). A música nas escolas das Regiões Funcionais de Planejamento dos COREDEs do Rio Grande do Sul. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 117–124. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/270

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