v. 3 (2012): Partituras para Prática de Conjunto

					Visualizar v. 3 (2012): Partituras para Prática de Conjunto

Neste terceiro volume do Caderno Pedagógico FUNDARTE, temos a satisfação de apresentar uma espécie de “retrato” do trabalho desenvolvido pela instituição. Um grupo de alunos que tocam instrumentos heterogêneos, com uma formação inesperada, regidos por um maestro que, por sua vez, fez parte deste grupo em sua infância e adolescência. Ou seja, a FUNDARTE, tradicionalmente, formando seus mestres.

Este é um momento especial para este grupo de músicos iniciantes que pretendem mostrar um pouco da música regional do Rio Grande do Sul de uma forma criativa, técnica e divertida para todos.

O projeto Conjunto Instrumental Jovem da FUNDARTE: divulgando a música gaúcha, foi uma elaboração coletiva dos professores de música da FUNDARTE, onde todos participaram com alguma ideia ou comentário. Tem como objetivo principal divulgar a música folclórica do Rio Grande do Sul através da preparação de um repertório com músicas característica deste estado, que foram gravadas em CD, e, as partituras registradas em um caderno pedagógico. Também está prevista a realização de uma pequena turnê de seis concertos pela Região Sul do Brasil e a distribuição gratuita do caderno pedagógico para universidades e escolas de música desta região.

Graças à aprovação no Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet - e a sensibilidade e o apoio das empresas Tanac S/A, Unimed Vale do Caí, CNP Engenharia de Sistemas e a Companhia Brasileira de Cartuchos é que foi possível a realização desta etapa do projeto.

O Conjunto Instrumental Jovem da FUNDARTE é um dos grupos artísticos que a instituição mantém. Iniciou suas atividades com o nome de Orquestra Infanto Juvenil da FUNDARTE em agosto de 1977, tendo como professores Roberto Bastos André e Merice Jahn, e regência do maestro Hermes de Andrade. Em 1979 teve a regência do professor Carlos Jurandir Calazans de Almeida e em 1984 da professora Maria Inês Kindel.

Esta orquestra modificou-se no decorrer dos anos e seu nome passou a Conjunto Instrumental Jovem da FUNDARTE. Em 1995, sob a regência do professor Alexandre Birnfeld os integrantes começaram a realizar ensaios por naipes sob o comando de professores de instrumentos específicos da área de música. Prepararam um repertório especial e realizaram uma turnê para Indiana nos Estados Unidos, em 1996. Posteriormente o grupo foi regido pela professoras Lúcia Teixeira e depois Claudia Dreher.

A partir de 1999 o Conjunto esteve sob a regência de Adriana Bozzetto cuja proposta foi a participação e socialização dos alunos do curso básico de música da FUNDARTE, de forma a conciliar diversidades de idades e de experiências. Os objetivos centrais do grupo são: integrar alunos de diversos instrumentos musicais; divulgar o trabalho do grupo com apresentações variadas; explorar a criatividade dos alunos através de um repertório eclético.

Este grupo conta com alunos de acordeon, flauta doce, violão, saxofone, violino,viola, violoncelo, contrabaixo elétrico e acústico, teclado, guitarra e percussão.

Em 2010 o grupo esteve sob a coordenação e regência da professora de cordas Karin Lorenz Kupas, e, em 2011 para este projeto de músicas gaúchas, contou com a regência e arranjos do professor Matheus Kleber, e, com a participação especial como arranjadores dos professores Alexandre Birnfeld e Daltro Keenan Junior. A coordenação do projeto esteve sob a responsabilidade da professora de Educação Musical Júlia Maria Hummes e da psicopedagoga Márcia Pessoa Dal Bello.

Júlia Maria Hummes
Profª Mestre em Educação Musical
Vice-diretora da FUNDARTE

Publicado: 2014-04-24

Edição completa