Actividad y experiencia en educación musical especial: un estudio en el contexto de México

Autores/as

  • Leonardo da Silveira Borne Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Universidad Nacional Antónoma de México
  • Helena Muciño Guerra Universidade do Texas em El Paso (UTEP)

Palabras clave:

Educação musical especial, formação de professores de música, trabalho docente

Resumen

Este escrito visa compreender a experiência e a atuação de professores de música que trabalham com pessoas com deficiência no contexto do México. A partir de um estudo multi-caso exploratório, usando entrevistas semi-estruturadas, discutimos os processos identificados nesta realidade à luz da teoria do trabalho docente (Tardif; Lessard, 2008). As análises giram em torno: 1) à construção da experiência docente, 2) à construção de sua prática educativa, e 3) ao seu processo de formação para atuação em dita realidade. Em conjunto, estes aspectos nos oferecem subsídios à compreensão deste fenômeno e, consequentemente, proposições que têm o intuito de incorporar à formação do educador musical a realidade da educação musical especial.

Biografía del autor/a

Leonardo da Silveira Borne, Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Universidad Nacional Antónoma de México

Flautista, bacharel em música - Habilitação Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da UFRGS (PPGEDU/UFRGS), graduando em Musicoterapia pela Faculdades EST (EST - São Leopoldo) e Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará (UFC - Campus Sobral). Atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia - avaliação, reabilitação, prevenção (deficiências mentais, cuidado paliativo, doenças neurodegenerativas); educação especial e inclusão. Também realizou pesquisa sobre o desenvolvimento infantil, enfatizando as aquisições e o processo de aprendizagem da música num contexto não-formal e suas relações com o desenvolmento global. Atua e tem experiência na área de educação musical, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária. Atualmente realiza seu doutoramento no Posgrado en Música - Universidad Nacional Autónoma de México (ENM/UNAM), área de concentração educação musical, investigando o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de solfejo. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (EDUCAMUS), vinculado ao PPG em Educação da UFRGS e do Seminario Permanente sobre Investigación e Innovación Didática (FES-Acatlán / UNAM-México).

Helena Muciño Guerra, Universidade do Texas em El Paso (UTEP)

Bacharel em Música - habilitação clarinete pela Universidad Autónoma de Ciudad Juarez (UACJ). Mestre em Música - Educação musical pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Doutoranda em Educação pela Universidade do Texas em El Paso (UTEP). Tem experiência como professora de música no nível básico e médio em várias instituições em Ciudad Juarez e Cidade do México, assim como de nível superior na Universidad Autónoma Benito Juarez de Oaxaca (UABJO), também tem experiência na área da educação musical especial com trabalho na oficina de musicoterapia da UNAM. Atualmente, realiza seu projeto de doutorado sobre formação e identidade de professores de música na zona de fronteira de Ciudad Juarez, Chihuahua (México) - El Paso, Texas (Estados Unidos).

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Publicado

30/06/2016

Cómo citar

Borne, L. da S., & Guerra, H. M. (2016). Actividad y experiencia en educación musical especial: un estudio en el contexto de México. Revista Da FUNDARTE, (31), P.70 - P. 88. Recuperado a partir de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/330

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