AS PERFORMANCES DA PRESENÇA

Autores/as

  • Márcia Pessoa Dal Bello Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1247

Palabras clave:

pedagogia do teatro; performance; presença.

Resumen

O presente texto trata do “Estado de Presença”, uma das características responsáveis pela singularidade das práticas docentes de um grupo de dez professores de teatro, os quais parecem conduzir seu fazer pedagógico como uma performance. O que se chama nesta pesquisa de performance docente se refere a um modo de ser professor em que o corpo é utilizado como elemento fundamental na prática pedagógica, com o objetivo de se comunicar com os alunos, nem sempre verbalmente. A presença foi um tema recorrente nas falas dos professores pesquisados. Grande parte deles considera que a “presença artística” os acompanha na atividade docente, entretanto, revelam que não é a mesma presença que apresentam na cena, segundo eles, na docência ela é equalizada de outra forma.

Biografía del autor/a

Márcia Pessoa Dal Bello, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Doutora em Educação-PPGEDU-UFRGS. Coordenadora Pedagógica da Fundação Municipal de Artes de Montenegro- FUNDARTE. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos em Educação, Teatro e Performance-GETEPE/PPGEDU/FCED/UFRGS, Editora da REVISTA da FUNDARTE. 

Citas

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Publicado

07/06/2023

Cómo citar

Dal Bello, M. P. (2023). AS PERFORMANCES DA PRESENÇA . Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1247

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