ABORDAGENS REFLEXIVAS SOBRE A ATUAÇÃO DO CORPO MODELO FIGURA HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1634Palavras-chave:
Corpo, Modelo vivo, Desenho da figura humanaResumo
O texto trata da atuação como modelo vivo de uma atriz-professora — licenciada em Dança e mestra em Artes Visuais — em aulas de desenho da figura humana ministradas durante o ano de 2024, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Nesse contexto, e a partir do ponto de vista do corpo que posa para o nu artístico, a escrita reflete as relações engendradas no encontro entre os corpos envolvidos nessa ambiência, sobretudo, o do modelo vivo, dos alunos e do docente. Assim, pensa esse encontro pelas “afecções” (Spinoza, 2010) e discute as “contaminações” (Greiner, 2005) entre eles, apontando para um método de atuação do modelo vivo, a partir da Técnica de Klauss Vianna, desenvolvida por Juliano Hollivier (2019).
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Referências
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