O CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1526

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Arte no Maranhão, Implicações e reflexões

Resumo

O artigo discute o ensino de arte no Maranhão. Reflete sobre a criação do curso de Educação Artística da UFMA em 1970 e como chegou em 2024 e as implicações para o ensino e formação docente e no que isso reverberou para a arte e seu ensino na Educação Básica e Ensino Superior. Discute aspectos da atuação profissional e questiona o porque as artes, especialmente, as visuais, são tão marginalizadas, onde profissionais formados em outras áreas podem adentrar e se tornarem professores, o que não ocorre em outras, pois os editais são fechados nas formações. Em mais de 50 anos de existência, o curso ainda permanece como nasceu, não criou um Programa stricto sensu, forçando os nele formados a buscarem qualificação fora do Estado.

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Biografia do Autor

Walter Rodrigues Marques, Universidade Estadual do Maranhão - UFMA, São Luís/Maranhão, Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), com doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica, pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/UFMA, 2019). Especialização em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais, Universidade de Coimbra-Portugal (2022). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA, 2022). Especialização em Educação Especial e Neuropsicopedagogia (2016) e, Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde (2017) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialização em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA, 2021). Licenciado em Física, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA, 2022). Licenciado em Educação Artística - Artes Plásticas (UFMA, 2012). Bacharel em Ciências Sociais (UFMA,2024). Bacharel em Psicologia pela Faculdade Pitágoras (2015). Bolsista PIBID/UEMA 2014/2015 - Supervisor. Bolsista Voluntário de Iniciação Científica PIBIC/UFMA (2016-2017). Professor de Arte do Estado do Maranhão. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED); da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB). Membro da Associação Maranhense de Arte-Educadores (AMAE). Participou do Grupo de Estudo e Pesquisa Arte, Cultura e Educação (GEPACE/UFMA); participa do Grupo de Estudo e Pesquisa Investigação Pedagógica de Estudo Afro-brasileiros (GIPEAB/UFMA) e, do Grupo de Pesquisa GPARTEDU: Grupo de Pesquisa Arte na educação, na formação de professores e no currículo escolar (FE-USP). Bolsista FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão). Pesquisa: indígenas e o contato; educação museal; arte/educação; arqueologia/antropologia; cerâmica; artes visuais; tecnologias na educação.

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Publicado

09.09.2025

Como Citar

Marques, W. R. (2025). O CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE ARTE . Revista Da FUNDARTE, 65(65), e1526. https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1526