O CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE ARTE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1526Palavras-chave:
Ensino de Arte, Arte no Maranhão, Implicações e reflexõesResumo
O artigo discute o ensino de arte no Maranhão. Reflete sobre a criação do curso de Educação Artística da UFMA em 1970 e como chegou em 2024 e as implicações para o ensino e formação docente e no que isso reverberou para a arte e seu ensino na Educação Básica e Ensino Superior. Discute aspectos da atuação profissional e questiona o porque as artes, especialmente, as visuais, são tão marginalizadas, onde profissionais formados em outras áreas podem adentrar e se tornarem professores, o que não ocorre em outras, pois os editais são fechados nas formações. Em mais de 50 anos de existência, o curso ainda permanece como nasceu, não criou um Programa stricto sensu, forçando os nele formados a buscarem qualificação fora do Estado.
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