“TÁ LIGADO”: PRECISO ESTAR ESTANDO NO LUGAR QUE AGORA ESTOU E NÃO ESTAVA

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE) | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Relato de Experiência, Intertextualidade, Emicida.

Resumo

O texto apresenta um Relato de Experiência junto as aulas do Seminário Avançado: “O lugar do Imaginário na Formação Docente”, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação – Doutorado, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, na interlocução com o documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, do rapper Emicida. Nesse sentido, ao me sentir provocado por leituras, pela visualidade ao apreciar o referido documentário e pela escuta do álbum musical “AmarElo” do rapper Emicida, me utilizei do recurso linguístico da intertextualidade, para expressar aquilo que me passa, a partir do conceito de Experiência, proposto por Larrosa (2002; 2011). Trata-se sobre a diversidade; sobre sermos iguais; sobre sermos diferentes; sobre conexões com o Amar. É sobre isso e tudo mais o que pudermos imaginar, que me coloco às provocações dessa escrita que te convida às suas percepções sobre ela.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE) | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto à Linha de Pesquisa Educação e Artes e ao Grupo de Pesquisa FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Bolsista PROSUC/CAPES – Modalidade II, atuando junto à Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação e ao Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem. Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação e da Educação Musical; é Professor Adjunto – Área de Música, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE e membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.

Referências

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos dos textos. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2017.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898>. Acesso em: 20 set. de 2021.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n° 19, jan./ abri., 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 20 set. de 2021.

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Seminário Avançado: o lugar do imaginário na formação docente. Universidade Federal de Santa Maria. Programa de pós-graduação em educação – mestrado e doutorado. [s.n.], 2020.

SOLIGO, Rosaura Angélica; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. A experiência de escrita como espaço-tempo de formação. In: MONTEIRO, Filomena de Arruda; NACARATO, Adair Mendes; FONTOURA, Helena Amaral da. (Org.). Narrativas docentes, memorias e formação. Curitiba: CRV, 2016. Disponível em: <https://rosaurasoligositeoficial.files.wordpress.com/2017>. Acesso em: 20 set. de 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Almeida, B. F. da C. (2021). “TÁ LIGADO”: PRECISO ESTAR ESTANDO NO LUGAR QUE AGORA ESTOU E NÃO ESTAVA. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 994. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/994

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.