PROJETO DE EXTENSÃO "CONSERTO DE MÚSICA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EQUIPE ORGANIZADORA

Autores

  • Leonardo Giongo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Djeniffer Heinzmann Chassot Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Tiago Rubert Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

atividades pedagógico-musicais, ensino de música, interdisciplinaridade.

Resumo

Este texto trata compartilhar a experiência da equipe organizadora do projeto de extensão ”Conserto de Música”. Vinculado aos grupos de pesquisa e extensão “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços” (Grupem) e “Arte: Criação, Interdisciplinaridade em Educação” (ArtCIEd), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), esta ação integra o Programa de Extensão "Educação Musical: Música, Educação e Entrelaçamentos", registrado na Pró-Reitoria de Extensão, sob o ID 3122. Sim, conserto com “s”! O projeto foi ofertado para professores(as) e estudantes de Música e de outras áreas do conhecimento, bem como para quem estivesse interessado(a) no assunto. Com o objetivo de “consertar” e publicar atividades pedagógico-musicais, organizando-as e as adaptando para a execução, o nome também fez uma analogia ao “concerto musical”, com “c”. Neste relato descrevemos as ações, etapas e impactos do projeto, a partir da reflexão e análise da equipe organizadora.

Referências

DAUPHIN, Claude. Rousseau, Schumann e Kodaly: visões convergentes em pedagogia musical. Revista da ABEM, Londrina. v. 23, n. 34, p. 11-29, jan-jun 2015.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, p. 50-73, abr-nov 2000.

LISBINSKI, Roberto Cigainski; AZEVEDO, Gilmar de. A formação cidadã através da música como ferramenta pedagógica na prática docente. In. Sandra Monteiro Lemos; Gilmar de Azevedo (Org). Os impactos do PIBID na Iniciação à Docência na UERGS. Porto Alegre: Criação Humana/Evangraf, 2017.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Giongo, L., Chassot, D. H., Rubert, T., & Wolffenbüttel, C. R. (2021). PROJETO DE EXTENSÃO "CONSERTO DE MÚSICA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EQUIPE ORGANIZADORA. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 969. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/969

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >>