PROJETO DE EXTENSÃO "CONSERTO DE MÚSICA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EQUIPE ORGANIZADORA
Palavras-chave:
atividades pedagógico-musicais, ensino de música, interdisciplinaridade.Resumo
Este texto trata compartilhar a experiência da equipe organizadora do projeto de extensão ”Conserto de Música”. Vinculado aos grupos de pesquisa e extensão “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços” (Grupem) e “Arte: Criação, Interdisciplinaridade em Educação” (ArtCIEd), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), esta ação integra o Programa de Extensão "Educação Musical: Música, Educação e Entrelaçamentos", registrado na Pró-Reitoria de Extensão, sob o ID 3122. Sim, conserto com “s”! O projeto foi ofertado para professores(as) e estudantes de Música e de outras áreas do conhecimento, bem como para quem estivesse interessado(a) no assunto. Com o objetivo de “consertar” e publicar atividades pedagógico-musicais, organizando-as e as adaptando para a execução, o nome também fez uma analogia ao “concerto musical”, com “c”. Neste relato descrevemos as ações, etapas e impactos do projeto, a partir da reflexão e análise da equipe organizadora.
Referências
DAUPHIN, Claude. Rousseau, Schumann e Kodaly: visões convergentes em pedagogia musical. Revista da ABEM, Londrina. v. 23, n. 34, p. 11-29, jan-jun 2015.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, p. 50-73, abr-nov 2000.
LISBINSKI, Roberto Cigainski; AZEVEDO, Gilmar de. A formação cidadã através da música como ferramenta pedagógica na prática docente. In. Sandra Monteiro Lemos; Gilmar de Azevedo (Org). Os impactos do PIBID na Iniciação à Docência na UERGS. Porto Alegre: Criação Humana/Evangraf, 2017.