VIAGEM MUSICAL ATRAVÉS DA HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Bárbara Cecília Spohr Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Leonardo Giongo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Henrique Pellin Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • José Luiz Domingues Gularte Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Palavras-chave:

História da Música, Educação Musical, Prática Docente

Resumo

O presente relato de experiência objetiva compartilhar as ações e percepções do projeto de extensão “Do Medievo à Contemporaneidade: uma viagem musical através da história” realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O projeto visou oportunizar vivências musicais por meio do desenvolvimento da música ao longo da história, priorizando a experimentação musical e contribuindo para a difusão do conhecimento de estilos, gêneros, obras musicais, compositores, e demais características de períodos históricos. Deste projeto resultaram duas ações, as quais ocorreram durante o ano de 2021, no formato on-line. As ações foram abertas ao público interessado, bem como a professores e professoras de todas as áreas produzindo assim, um contato com a história da música e interligando-as às práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Bárbara Cecília Spohr, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Pós-graduanda em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Bacharela em História e graduanda em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Graduanda em Música: Licenciatura (UERGS). É integrante do Grupo de Pesquisa "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (CNPq/UERGS) e Grupo de Pesquisa da FUNDARTE, onde realiza pesquisas na área da Educação Musical. É estagiária do Setor Pedagógico do Projeto Ação Comunitária da FUNDARTE, onde é professora de Oficinas de Violão.

Henrique Pellin, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Referências

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: IMAGO Editora, 1976.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Trad. Jusamara Souza. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, abr./nov., p. 50-73, 2000.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Spohr, B. C., Giongo, L., Wolffenbüttel, C. R., Pellin, H., & Gularte, J. L. D. (2021). VIAGEM MUSICAL ATRAVÉS DA HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 958. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/958

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >>