Educação musical: perspectivas de inserção da música na vida das escolas e das pessoas
Palavras-chave:
Palavras-Chave, Educação Musical, Formação de Professores, Material Didático.Resumo
Resumo: Este projeto tem como público-alvo são estudantes da Uergs, professores das escolas e comunidades de Montenegro e Vale do Caí. Encontra-se estruturado na formação continuada em Música e Educação Musical, na realização de apresentações musicais à comunidade, e na produção de material didático. Estes materiais consistirão em subsídios ao entendimento de conceitos e demais assuntos tratados na Formação Continuada em Música e Educação Musical, além de materiais subsidiários às apresentações musicais, os quais serão distribuídos anteriormente à realização dos mesmos, bem como durante as apresentações. Pretende-se que a maioria dos materiais originados da Produção de Material Didático seja disponibilizada gratuitamente, via virtual com a parceria da Editora da FUNDARTE, já firmada, será uma importante forma de democratização destes materiais. Além disso, a disponibilização de outros materiais por meio do Youtube, Facebook e demais mídias sociais. Este projeto pretende contribuir com a ampliação da presença da música na localidade, a partir de uma série de ações potencializadoras da área.
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 10 de maio de 2016 - Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica.<http://portal.mec.gov.br/encceja-2/455-governo-1745665505/ogaos-vinculados-627285149/34011-resolucoes-da-camara-de-educacao-basica-ceb-2016>. Acesso em: 20 set. 2018.
BRITO, T. A. de. Música na educação infantil: propostas de formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
KRAEMER, R. D. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Trad. Jusamara Souza. Em Pauta, v. 11, n. 16/17, p. 49-73, abr./nov. 2000.
PIRES, N.; DALBEN, A. Música nas escolas de educação básica: um recorte da produção científica no Brasil. Revista da Abem. Londrina, v.21, n.30, p. 103-118, 2013.