“POR QUE NÃO PODE?”: o gênero musical funk como estratégia pedagógica para o ensino de música para crianças dos anos iniciais

Autores

  • Renata Stiehl da Rosa UERGS
  • Lucia Jacinta da Silva Backes UERGS/FEEVALE
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Musical, Ensino Fundamental, Funk.

Resumo

Resumo: O projeto de pesquisa que será realizado tem como finalidade proporcionar o ensino de música junto aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, a partir do gênero Funk. Pretendemos realizar um projeto de trabalho (HERNÁNDEZ; VENTURA,1998) que evidencie nas aulas o ensino e a aprendizagem do Funk, demonstrando que, com criticidade, as preferências musicais dos estudantes podem ser valorizadas na escola. A pesquisa será conduzida pelos questionamentos: Quais as possibilidades pedagógico-musicais originadas do uso do Funk? Há possibilidade de promoção de atividades de ensino de música críticas e criativas junto aos participantes? Qual a contribuição do Funk para o engajamento social junto aos estudantes? Optamos, para realização desta investigação, pela abordagem qualitativa, pelo método da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e, para a coleta de dados, a observação, realização de questionários, registros em diário de campo e aplicação do projeto de trabalho; para a análise dos dados será utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O referencial teórico preliminar propõe a visão do ensino de música no ensino fundamental por Loureiro (2003) e Penna (1999); a Teoria Sociocultural, de Vygotsky (2000); o diálogo entre a identidade musical e cultural dos estudantes e a escola (SOUZA, 2013; QUEIROZ, 2003). Com base nas expectativas deste projeto, esperamos contribuir para a afirmação da Educação Musical na escola, proporcionando uma aprendizagem que contemple as predileções em música dos estudantes e o desenvolvimento de importantes conteúdos para a formação do aluno; assim, a prática não terá fim em si mesma, mas dialogará com as vivências dos aprendizes para que faça sentido.

Referências

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

da Rosa, R. S., Backes, L. J. da S., & Wolffenbüttel, C. R. (2018). “POR QUE NÃO PODE?”: o gênero musical funk como estratégia pedagógica para o ensino de música para crianças dos anos iniciais. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.24–32. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/583

Edição

Seção

Projeto de Pesquisa, Cultura Popular

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