Do Texto ao Contexto, da Imagem ao Som: Considerações sobre a História do Departamento Artístico do Colégio Gaspar Silveira Martins (1972 a 1985)

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Musical, Música e sociedade, Documentos.

Resumo

Resumo: O texto apresenta um recorte histórico-temporal do Departamento Artístico do Colégio Gaspar Silveira Martins, localizado na cidade de Venâncio Aires – Rio Grande do Sul, com o objetivo de responder ao questionamento: Como a historicidade da implementação da Educação Musical, analisada a partir de um recorte temporal entre os anos de 1972 a 1985, poderá contribuir para a construção de uma proposta Curricular em Música do Colégio Gaspar Silveira Martins? Para tanto, optou-se pelo uso da Abordagem Qualitativa (BAUER; GASKEL, 2015) e da Pesquisa Histórica com Documentos (SAMARA; TUPY, 2010). Para a análise dos dados coletados (jornais, fotos e registro em áudio) foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O referencial teórico-analítico foi balizado em três eixos: Educação (DELORS, 1996), Filosofia da Educação (MORIN, 2011) e Educação Musical (KRAEMER, 2000; MERRIAM, 1964). Entende-se que a compreensão da educação e da pedagogia musical do passado viabiliza a identificação de caminhos para a evolução e valorização da cultura estabelecida na comunidade investigada no presente. A proposta de um currículo que perceba, na origem da Educação Musical do contexto, suas implicações educativas, poderá explicar como as ações deste tempo e espaço poderão encaminhar ao fortalecimento educativo, cultural e social da comunidade da escolar.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, UERGS

Especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2016) e em Ensino de Arte pela Universidade Cidade de São Paulo (2015); Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pelo Núcleo de Música da Universidade Cruzeiro do Sul (2010), onde estudou com bolsa de estudos por mérito acadêmico; Formado em Piano pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo (2012) e em Teclado pelo Conservatório Musical In’Concert (2002); Atualmente é acadêmico dos cursos de Mestrado Profissional em Educação e Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; além de desenvolver pesquisas na área de Educação, Educação Musical, Psicologia da Aprendizagem e Políticas Educacionais. É membro dos grupos de pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/UERGS) e "Formação de Professores da Educação Básica: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais" (CNPq/UERGS); Tem experiência na área de artes com ênfase em música/ensino/educação e interpretação.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 1996. Disponível em: <http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf>. Acesso em: 20 de dezembro de 2017.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmPauta/article/view/9378>. Acesso em: 20 de dezembro de 2017.

MERRIAM. Alan P. The anthropology of music. U.S.A.: North – West University Press, 1964.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

SAMARA, Eni de Mesquita; TUPY, Ismênia Spinola Silveira Truzzi. História & documento e metodologia de pesquisa. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Almeida, B. F. da C., & Wolffenbüttel, C. R. (2018). Do Texto ao Contexto, da Imagem ao Som: Considerações sobre a História do Departamento Artístico do Colégio Gaspar Silveira Martins (1972 a 1985). 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.121–130. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/563

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >>